Apresentação De Slides: O Que As Normas ABNT Dizem Sobre Isso?

Apresentação De Slides: O Que As Normas ABNT Dizem Sobre Isso?

A apresentação do TCC é um assunto de suma importância, já que é nele que o aluno realiza a defesa do esforço realizado ao longo de meses. Não existem muitas regras gerais, sendo que cada departamento de cada universidade estabelece os próprios limites de tempo e normas, mas existem dicas que podem te ajudar a fazer o melhor uso possível dos slides apresentados.

Evite exagerar no texto

Não existem normas ABNT que determinem quais fontes podem ser usadas nem sobre o tamanho das letras. Entretanto, é preciso fazer uso do bom senso. Evite ao máximo usar letras pequenas demais, pois elas irão forçar a vista dos presentes na apresentação. As letras grandes demais também devem ser evitadas, pois tiram a atenção do que realmente importa.

Além do tamanho, tome cuidado para não acabar colocando muito texto em um único slide. Você não precisa tirar citações inteiras ou enormes pedaços explicativos da sua monografia para a realização da apresentação de slides.

Os slides não são lembretes

É muito comum que o autor de um TCC se utilize de sua apresentação como notas para lembrar os pontos a serem defendidos. Essa não é a função dos slides. A sua verdadeira função é esclarecer e facilitar a passagem de informações entre o aluno defendendo a monografia e os membros da banca.

Esse é, na verdade, mais um motivo para evitar colocar texto demais em um único slide. Em geral, os autores das apresentações fazem isso para ler o que escreveram previamente e evitar terem de contar com a memória para defenderem suas ideias. O texto corrido deve ser mantido na monografia: aqui, use apenas palavras-chaves e evite ao máximo frases completas.

Caso precise de um roteiro escrito para guiar a defesa, é melhor levar uma folha impressa da qual realizar a leitura. Dessa forma, a apresentação poderá se manter sem excesso de informações.

Cuidado com as imagens

O uso de imagens é um problema constante em apresentações de monografia. Isso porque muitos alunos não tomam cuidado de pensar se a imagem tem tamanho suficiente para leitura quando projetada.

Outro problema é quando se coloca mais de uma imagem por slide, o que invariavelmente irá poluir a apresentação e impedir que as informações contidas sejam compreensivas pelos espectadores.

É de bom tom manter sempre uma imagem por slide. Se isso estiver fazendo a sua apresentação ter slides demais, é um sinal para cortar algumas informações.

Cuidado total com as cores

Numa busca de se destacar pela variação, muitos autores acabam caindo no erro de tentar destacar as informações através do uso de cores gritantes ou diferentes do padrão.

Um erro comum é a utilização de fundo escuro e letras claras. Esse tipo de slide só é legível caso a sala da apresentação possa ser muito escurecida e o projetor utilizado seja de muita qualidade. Como esse quase nunca é o caso, tome cuidado.

Não existem, também, normas ABNT que comandem o uso das cores, mas tente se manter em um esquema de cores que não seja aberrante. O uso de cores neutras é recomendado, mas você não precisa fazer tudo preto, branco ou cinza, podendo se utilizar, por exemplo, de vermelho ou azul, desde que se mantenha em tons pastéis e não exagere.

Teste tudo antes

Como dito anteriormente, cada universidade tem um limite de tempo máximo para o aluno realizar a apresentação do seu TCC. Isso torna importante saber utilizar o tempo. A melhor forma de conseguir dominar a situação é realizando ensaios cronometrados da apresentação antes de estar cara a cara com a banca examinadora.

A melhor medida a se tomar para realizar uma apresentação é contar com um minuto para cada slide. Essa medida pode ser desconsiderada dependendo do conteúdo no slide, entretanto. Slides com imagens poderão ter menos tempo, enquanto aqueles que contam com várias palavras-chaves sendo destacadas irão levar mais.

Outra vantagem de realizar ensaios é ficar tranquilo durante a apresentação se você costuma ficar nervoso em público. Sabendo o que é preciso dizer e tendo o tempo dos slides sobre controle, você não se sentirá sob pressão e conseguirá se acalmar.

Entenda a monografis função da apresentação de slides

Quando escreveu a monografia, você fez ali todos os seus pontos e argumentações mais relevantes e destacou o que precisava ser encarado com maior importância. A apresentação de slides não é a hora de dizer tudo que está contido no TCC. Você pode contar com o fato de que a banca leu o trabalho por completo.

Os slides servirão para trazer os assuntos mais importantes para a defesa do TCC, mostrar como seu trabalho foi realizado e destacar seu esforço. Pense nele como uma forma de atrair o interesse dos espectadores, além da banca, que estejam presentes para que queiram ler a sua monografia. Isso irá ajudar a evitar o exagero de informações e a focar em passar as informações corretas.

Para conseguir se dedicar à sua apresentação de slides, é preciso saber realizar a monografia de forma eficiente. O melhor método de economizar tempo durante o TCC é utilizar um editor de texto especializado nas normas ABNT. Um exemplo é o Mettzer, que conta com diversas ferramentas e foi especialmente pensado para realização de trabalhos acadêmicos. Caso tenha interesse, você pode se cadastrar abaixo e realizar um teste grátis.